ARTE PRIMITIVA
É também conhecida como “art primier”, “arte tribal”, “arte natural”, “arte primordial”, “arte das origens”, “arte tradicional” ou “arte selvagem”.
Na sua forma mais básica e menos contaminada, é a expressão artística que mais se aproxima da essência humana, impenetrável ao discurso racional e acessível somente pela via sensível.
Caracteriza-se pelo anonimato em termos de autoria, sacrificando o artista a atenção individual em prol da comunidade a que pertence, num processo de descoberta da sua identidade através da arte que produz. Nela, destacam-se elementos da tradição popular de uma sociedade, organizada normalmente num modelo tribal, estando, por isso, quase sempre ligada aos domínios do ritual, da religião e da magia. De uma forma geral, esses artistas são autodidactas e desenvolvem eles mesmos as ferramentas e as técnicas que utilizam no seu trabalho.
São consideradas artes primitivas as artes pré-colombianas (Maia, Olmeca), a arte africana tradicional, a arte inuit (povos esquimós), a arte ameríndia (povos autóctones da América do Norte), a arte asiática tradicional e a arte da Oceânia (Melanésia, Micronésia, Papuásia), em especial a dos aborígenes australianos.
No início do séc. XX, com o advento do movimento modernista, as criações primitivas passaram a fazer parte do número de objectos artísticos coleccionáveis, sujeitos a sistematização, a contemplação e a exibição, gerando mesmo um mercado de arte e funcionando como fonte de renovação para os vanguardistas da época.
INFO/LINKS
結果 (
日本語) 1:
[コピー]コピーしました!
ARTE PRIMITIVA É também conhecida como “art primier”, “arte tribal”, “arte natural”, “arte primordial”, “arte das origens”, “arte tradicional” ou “arte selvagem”.Na sua forma mais básica e menos contaminada, é a expressão artística que mais se aproxima da essência humana, impenetrável ao discurso racional e acessível somente pela via sensível.Caracteriza-se pelo anonimato em termos de autoria, sacrificando o artista a atenção individual em prol da comunidade a que pertence, num processo de descoberta da sua identidade através da arte que produz. Nela, destacam-se elementos da tradição popular de uma sociedade, organizada normalmente num modelo tribal, estando, por isso, quase sempre ligada aos domínios do ritual, da religião e da magia. De uma forma geral, esses artistas são autodidactas e desenvolvem eles mesmos as ferramentas e as técnicas que utilizam no seu trabalho.São consideradas artes primitivas as artes pré-colombianas (Maia, Olmeca), a arte africana tradicional, a arte inuit (povos esquimós), a arte ameríndia (povos autóctones da América do Norte), a arte asiática tradicional e a arte da Oceânia (Melanésia, Micronésia, Papuásia), em especial a dos aborígenes australianos.No início do séc. XX, com o advento do movimento modernista, as criações primitivas passaram a fazer parte do número de objectos artísticos coleccionáveis, sujeitos a sistematização, a contemplação e a exibição, gerando mesmo um mercado de arte e funcionando como fonte de renovação para os vanguardistas da época.INFO/LINKS
翻訳されて、しばらくお待ちください..
